A Desidrose é uma doença que se manifesta principalmente no calor, nas fases de verão. A condição se manifesta por meio de pequenas bolhas nas palmas das mãos e na planta dos pés, podendo causar desconforto para o paciente.

Quais são os Sintomas da Desidrose?

Os sintomas da Desidrose são bastante desconfortáveis, principalmente quando juntam-se ao calor e suor.

A condição também é conhecida como Eczema Desidrótico, a manifestação das bolhas, que podem causar coceira intensa, perdura em torno de três semanas. Após esse período, essas bolhas podem secar e descamar, causando rachaduras e dores. O ideal é procurar um médico antes que as bolhas sequem e estourem!

Qual a causa do Eczema Desidrótico?⠀

A causa da Desidrose ainda é desconhecida, mas é comum em períodos de calor, como o verão. Fatores emocionais como o estresse podem agravar as lesões da Desidrose, por isso é muito importante cuidar da saúde mental! Pode estar relacionado também a hiperidrose, que é o suor excessivo, que também causa bastante desconforto.

Qual o Tratamento Indicado para a Desidrose?

O tratamento depende de avaliação minuciosa, e alguns fatores serão levados em consideração, como a intensidade das lesões. O tratanmento inclui compressas de água boricada a 2%, corticoesteróides tópicos ou orais, e dependendo do caso, imunomoduladores tópicos também poderão ser indicados…

Em casos que não respondem a terapia convencional, pode ser realizada fototerapia ou utilizados. O dermatologista falará quanto tempo é necessário fazer uso do medicamento.

O diagnóstico é clínico e seu dermatologista saberá indicar o melhor tratamento para o caso! Para maior segurança, pesquise um dermatologista registrado na Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Possui alguma dúvida? Deixe nos comentários!