Uma condição comum, a Queratose Pilar se manifesta por meio de lesões brancas ou avermelhadas, pequenas e ásperas. Essas lesões são localizadas geralmente nos braços e nas pernas, mas podem acometer outras regiões do corpo. Em alguns casos mais raros, pode causar coceira e irritação local. 

Por conta de suas características, podem ser facilmente confundidas com lesões de acne. Não é necessário nenhum tipo de exame avançado para identificação da Queratose Pilar, geralmente apenas um exame de pele auxilia no diagnóstico.

O que Causa a Queratose Pilar?

Caracterizada pelo acúmulo de queratina na superfície da pele, essa hiperqueratinização nos folículos da pele pode acometer pacientes com predisposição alérgica (quando já possuem, por exemplo, a Dermatite Atópica) ou quando o paciente está com a pele seca. 

É válido prestar atenção especialmente no inverno, quando a pele tende a ficar ainda mais seca, sendo válido também detalhar mais a rotina de cuidados e manter a hidratação.

Como Tratar a Queratose Pilar?

O tratamento da Queratose Pilar é relativamente simples, tendo como base o uso de hidratantes e agentes queratolíticos, que acabam por deixar a pele com textura mais lisa e saudável. A condição não é grave e, em alguns casos, pode sumir gradativamente com o tempo, porém, ao notar os sintomas, é válido recorrer a um especialista.

A interrupção do tratamento pode causar o retorno da condição da maneira como ela era antes, tornando  importante manter a regularidade. 

Cuidados com a Pele

Alguns cuidados podem ser tomados para que a condição melhore gradativamente, como tomar cuidado no banho e lavar com delicadeza e utilizar toalhas macias.

Os cuidados com a pele precisam ser tomados todos os dias para que as doenças de pele sejam evitadas. Fazer máscaras caseiras, investir um tempo para cuidar de você vale muito a pena. Invista em alimentos saudáveis, beba a quantidade de água recomendada diariamente e mantenha o check-up com um especialista, preferencialmente registrado na Sociedade Brasileira de Dermatologia!